MAIS DE 300 TONELADA DE LIXO RECICLÁVEL FOI COLETADA NOS ÚLTIMOS 12 MESES

Por Luis Carlos Henrique

MAIS DE 300 TONELADA DE LIXO RECICLÁVEL FOI COLETADA NOS ÚLTIMOS 12 MESES

A Unidade de Araputanga da Associação de Reciclagem “Reciclar Para Viver Melhor” completou, no mês de agosto, 01 (Um) ano de  fundação. Em comemoração, o presidente da instituição, Senhor Claudemir Vanzela, realizou o balanço de ações realizadas nos últimos 12 (doze) meses e lançou o projeto de ampliação da unidade e dos trabalhos realizados.

Ao longo dos últimos 12 meses a associação recolheu, processou e comercializou mais de 300 (Trezentas) toneladas de lixo reciclável em Araputanga. O lixo foi coletado em empresas de grande porte e estabelecimentos comerciais do município.

“Com a Associação de Reciclagem “Reciclar Para Viver Melhor”, pudemos iniciar um bom trabalho em nosso município e acredito que com a seriedade que a instituição possui e a nossa parceria conseguiremos ser referência no estado de Mato Grosso no tocante a preservação ambiental, geração de emprego e renda e sensibilização da população” frisou Joel Marins de Carvalho, Prefeito Municipal de Araputanga.

Visando promover a Educação Ambiental, no último ano, foram realizadas palestras de sensibilização sobre a importância da coleta seletiva para a preservação ambiental. O público dessa ação foram alunos da Educação Básica e crianças e adolescentes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos -SCFV do Centro de Referência em Assistência Social - CRAS de Araputanga. Confecção e distribuição de panfletos e adesivos para sensibilizar toda a população também foi realizado.

Nos próximos 12 meses, será realizada a ampliação da planta física da Associação por meio da construção de um novo barracão medindo 14/45 metros. Com essa nova estrutura será possível ampliar a capacidade de coleta, processamento e comercialização de resíduos sólidos (Lixo reciclável). Após a ampliação dos trabalhos, serão gerados aproximadamente mais 8 (oito) vagas emprego, dobrando o número de profissionais.

A aquisição de uma máquina para a “granulação” dos resíduos coletados foi anunciada pelo presidente da associação “Para agregar mais valor aos materiais coletados e comercializados, adquirimos uma máquina para a granulação dos resíduos. Após o processo de granulação do lixo coletado é gerado um material que pode ser utilizado na fabricação de sacolas plásticas”, frisou Claudemir Vanzela, presidente da Associação de Reciclagem “Reciclar Para Viver Melhor”

A Unidade de Araputanga da Associação de Reciclagem “Reciclar Para Viver Melhor foi criada em agosto de 2017. Sua fundação foi fomentada pela necessidade de cumprir o Termo de Ajuste de Conduta - TAC, intitulada TAC do Lixão, firmado entre a Administração Pública Municipal e o Ministério Público do Estado de Mato Grosso realizado em 08 (oito) de agosto de 2.017 visando à redução do volume de lixo depositado diariamente no lixão de Araputanga, em acordo com Lei Federal 12.305/2010.